
Dados Gerais
Fundação: 1953
Aniversário: 29 de dezembro
Gentílico: Cupirense
Características Geográficas
Área: 105,924 km²
População: 23 769 hab. estatísticas IBGE/2014
Densidade: 224,4 hab./km²
Altitude: 416 m
Clima Tropical As'
Indicadores
IDH-M: 0,592 baixo PNUD/2010
PIB: R$ 142 846 mil IBGE/2012
PIB per capita: R$ 6 180 07 IBGE/2012
Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º37'00" sul e a uma longitude 35º57'00" oeste, estando a uma altitude de 416 metros. Sua população estimada em 2024 era de aproximadamente 24.301 habitantes.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.8 Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Devido à altitude, o microclima local apresenta-se com verões brandos e secos, com ocorrência de tempestades de verão e eventual queda de granizo leve, temperaturas com picos entre 30°C e 35°C, névoa seca durante o período, e invernos chuvosos com mínimas absolutas entre 12°C e 14°C e ocorrência de névoa úmida nas noites entre junho e setembro.
O município de Cupira está localizado na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, apresentando relevo ondulado. A vegetação nativa é a floresta subcaducifólia,2 com ocorrência de juazeiro, umbuzeiro, algaroba, ipê roxo, ipê rosa, ipê amarelo, conhecidos na região pelo nome de pau d'arco. Por ser uma região de transição entre a zona da Mata Atlântica e a Caatinga, é comum a ocorrência de cactos, sendo o mandacaru e a coroa-de-frade espécies endêmicas na região; há também a ocorrência de árvores nativas da Mata Atlântica tais como o pau-brasil, jamelão e exóticas, como mangueira, jaqueira, fruta-pão. No passado a região dispunha de resquícios de Mata Atlântica bem pronunciados pela formação dos brejos de altitude.
O município está inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Una e tem como principais tributários o Rio Panelas e o Riacho da Serra, todos de regime intermitente.2
Economia
As principais atividades econômicas são a agropecuária e o setor de confecções, contando com feiras livres às quartas-feiras e aos domingos.
Os principais produtos agrícolas são batata doce, mandioca, banana, feijão, cará e milho.
Em Cupira existem diversas fábricas de confecções, uma tendência entre as cidades do Agreste Pernambucano. Há grande produção de mosquiteiro e enxovais infantis. A economia aposta nas confecções, na indústria de móveis e bebidas e também no turismo, por meio do incentivo ao motociclismo com eventos anuais.
Nas comunicações conta com três emissoras de rádio, a Nova FM, a Rádio Agreste FM, a pioneira na cidade e ouvida em mais de 70 cidades da região, inaugurada na década de 1980, e a Cupira FM. As rádios atendem toda a região do Agreste Meridional e outras regiões de Pernambuco e Alagoas.
Eventos como a Caminhada da Fé, as festas juninas, O FCC – Festival da Confecção de Cupira, a Expo Agro, os eventos ciclísticos e o Enduro das Águas contribuem positivamente para a economia local.
Turismo e Cultura
Para quem gosta de emoção e velocidade, a cidade de Cupira é uma boa parada para o viajante.
A pista de motociclismo se destaca como opção de lazer com obstáculos naturais, areião, lamaçal, rios para travessia e muito mais, assim como as caminhadas à famosa Serrinha, onde é possível contemplar uma visão ampla da cidade.
Cupira preserva ainda uma região de descendentes dos quilombos, o ponto Zumbi dos Palmares, no Sítio Sambaquim, a exatos três quilômetros da cidade.
As manifestações culturais do município destacam-se com a prática da capoeira e da mazurca, tradicional dança de origem europeia, mas que é largamente difundida na região. Anualmente, em setembro, a cidade realiza o Festival da Convecção de Cupira – FCC, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e a de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Turismo, atraindo o público da confecção de Cupira e região.
Ao longo do ano, o município realiza diversas festas, como a Festa de Santos Reis, em janeiro, a Caminhada da Fé, procissão que sai da Igreja Matriz de São João Batista para o sítio Serrote Liso, as festas juninas, que movimentam bastante a cidade, com atrações juninas e quadrilhas estilizadas, além do tradicional Enduro das Águas, evento anual de motociclismo desportivo e que reúne trilheiros e apaixonados por motociclismo de todas as cidades da região, do Brasil e do exterior.
A cidade está localizada em terreno razoavelmente plano, porém é cercada de montanhas, conhecidas na região por serras. O terreno acidentado é propício às trilhas de bicicleta, de moto, ao trekking e a caminhadas rurais. O município conta com cachoeiras na área rural, principalmente na divisa com o município de Belém de Maria, conhecida como Poço do Caboclo. Na zona urbana da cidade, a Fazenda Glória, além de ponto turístico e histórico de Cupira, é a melhor opção da região para quem busca um hotel-fazenda. A decoração com retoques ingleses e típica mobília colonial é um atrativo a mais para o visitante e para os que apreciam bom gosto, sofisticação e história. Criado em 2009, o Hotel Transamérica Saraiva também é uma ótima alternativa para quem quer se hospedar no centro da cidade. Em Cupira, é comum a subida da Serra de Chico Inácio na Sexta-Feira Santa todos os anos. Dali, avista-se, em dias claros, em média, até 80 km de distância. O Olho d'Água, fonte original de água localizado na base da montanha, carece de vegetação nativa, visto que esta foi destruída pela ocupação irresponsável e falta de consciência ecológica.
Educação
Em 2009, Cupira conta com cinquenta escolas de ensino fundamental, três de ensino médio e vinte escolas de educação infantil, além de colégios de grande e pequeno porte, sob controle da administração estadual, municipal e privada.
Religião
Catolicismo
O município de Cupira pertence à Diocese de Palmares/PE e possui duas paróquias e inúmeras capelas:
Paróquia de São João Batista (paróquia mãe) – Pároco Padre José Luiz Cavalcanti de Araújo Júnior
Capelas:
Nossa Senhora Auxiliadora (Centro)
Nossa Senhora do Rosário (bairro da Caixa d'Água)
Nossa Senhora das Graças (sítio Mandioca Mole)
Nossa Senhora da Glória (Fazenda Glória)
Nossa Senhora das Dores (sítio Chã dos Basílios)
Santa Maria Madalena (sítio Laje Grande)
São Sebastião (sítio Imbiruçú)
São José (Distrito Laje de São José)
São Pedro (sítio Serrote Liso)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pároco Padre Glauber Alves da Silva
Capelas:
Santa Luzia (bairro Nova Esperança)
São Jerônimo (bairro Novo Horizonte)
Nossa Senhora das Graças (Cohab)
São João Batista (Serra Verde da BR)
São Sebastião (sítio Gravatá-Açú)
São Miguel Arcanjo (sítio Alto do Meio)
Nossa Senhora de Aparecida (sítio Chatas)
Protestantismo
O Município de Cupira possui várias denominações protestantes, dentre elas, destacamos:
Igreja Evangélica Congregacional de Cupira;
Igreja Metodista Wesleyana;
Igreja Universal do Reino de Deus;
Igreja Mundial do Poder de Deus;
Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém;
Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira;
Igreja Batista de Cupira;
Igreja Adventista do Sétimo Dia;
Igreja Cristã Maranata;
Congregação Cristã no Brasil.
Estas igrejas possuem congregações e pontos de pregação espalhados por todo o município.